quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festa Junina

Gente..
Junho já acabou!
Como o tempo passa cada vez mais rápido.. incrível, parece que ainda ontem estávamos nos preparativos do Reveillon (tá.. reveillon exagerei, mas carnaval sim! rss)

Hoje uma postagem que deveria ter sido feita há uns 20 dias, mas não tem problema, em julho também temos várias festas de São João!
Querem idéias?


http://amandaapaulaa.blogspot.com/2011/06/decoracao-festa-junina.html


PAP Lanterninha:

1- Para fazer uma lanterna pequena, corte um retângulo de papel, de cerca de 18 x 10 cm. Se quiser uma lanterna um pouquinho maior, corte um retângulo de 21 x 15 cm. ou use a metade de uma folha de papel A4.

2- Dobre o papel ao meio. Com um lápis, faça uma linha paralalela a 1 cm. (ou 1,5 cm.) da margem superior.

3- Torne a dobrar o papel, no sentido horizontal.

4- Dobre novamente.

5- Dobre mais uma vez.

6- Desdobre o papel no sentido horizontal. Ele estará marcado por vincos com cerca de 2 cm. entre eles. Se deseja uma lanterna mais delicada, faça, com lápis, uma linha perpendicular entre cada um dos vincos.

7- Corte seguindo os vincos e as linhas verticais, tomando o cuidado de não ultrapassar a linha paralalela feita a 1 cm. da margem superior.
8- Abra o papel totalmente. Agora cole as tiras da ponta uma sobre a outra. Se quiser dar um acabamento mais seguro, cole a tira inferior da lanterninha na parte inferior de um rolinho de papelão - pode ser a metade daquele rolinho que vem com o papel higiênico.

8a- Se pretende pendurar a lanterninha, antes de colar as tiras, marque na margem superior, um ponto que fique a cerca de 6 cm. da ponta esquerda e outro ponto que fique na mesma distância da ponta direita. Faça um furinho nesses locais onde, depois que a lanterna estiver colada, irá passar um barbante.

9- A sua lanterna está pronta!


http://lendorelendogabi.com/fazendo_arte/lanternas_de_festa.htm

Ah! E não poderiam faltar as brincadeiras, valendo até prenda:

Acertar no alvo

Cada jogador recebe três bolinhas e, de uma certa distância, procura jogá-las dentro da boca de um grande caipira, desenhado em cartolina.


Catar amendoim


Cada criança deve apanhar, com uma colher, os amendoim colocados à sua frente, a uma certa distância, e levá-los para seu lugar, junto à linha de partida, um de cada vez. Vence quem primeiro reúne os cinco grãos.

Corrida de funis

Introduzir numa corda, dois funis, com a parte mais fina voltada para um laço feito no centro. Os jogadores terão que, apenas soprando, levar os funis até o laço.

Colocar bigode no caipira

Desenhar o rosto de um caipira. Cada jogador, de olhos vendados, tentará colocar um bigode. Vencerá o que mais se aproximar do objetivo.

Corrida do saci

Riscar no chão duas linhas paralelas e uma linha de chegada. Ao sinal combinado, as crianças saem pulando num pé só, em direção à linha de chegada.

Corrida de sacos

Semelhante à corrida do saci, fazendo cada jogador o percurso com o corpo enfiado em um saco, bem preso à cintura.

Ovo na colher

Cada criança corre equilibrando um ovo cozido numa colher.

Corrida de três pés

Feita em duplas. Onde se amarra a perna esquerda de um à direita do outro e, assim, correrão até a chegada.

Fonte: (RUIZ, Corina Maria Peixoto. Didática do folclore)

Um comentário:

  1. A facilidade com que estou fazendo a lanternas graças a sua explicação agilizou a decoração, obrigada!

    ResponderExcluir